Coleção de Cadernos para a internacionalização das Cidades
APRESENTAÇÃO DO SUMÁRIO EXECUTIVO
Síntese Executiva dos Cadernos para a Internacionalização das Cidades
Os governos locais e regionais estão cada vez mais conscientes dos diversos desafios globais que afetam seus territórios e buscam respostas próprias e inovadoras no nível local.
Desde 2013, AL-LAs promove intensa reflexão e ações coletivas para fortalecer e profissionalizar a internacionalização das cidades, com foco, sobretudo: 1) na promoção de um marco legal e institucional para a atuação externa; 2) inclusão do planejamento estratégico e participativo como base para a construção da estratégia internacional de uma cidade, 3) sensibilizar os atores públicos para a necessidade de avançar na consolidação das políticas locais de relações internacionais e 4) o reconhecimento do local e governos regionais como atores do desenvolvimento e a necessidade de um lugar no sistema de governança global.
Como modelo de aprendizagem, AL-LAs desenvolveu uma série de atividades para analisar as diferentes facetas e campos temáticos em que se dá a ação internacional dos governos locais, resultando na “coleção de cadernos AL-LAs para a internacionalização das cidades” no intuito de contribuir com as cidades na busca de respostas, na perspectiva da atuação internacional a partir de diversos enfoques e na consideração desses atores como fundamentais no cenário global. A coleção tem como objetivo sistematizar conhecimentos a partir da prática e oferecer um panorama de ação para que cidades, governos locais e regionais e suas redes profissionalizem sua atuação internacional.
Por meio de seus diferentes volumes, os cadernos oferecem recomendações sobre como uma cidade pode abordar diferentes áreas do fenômeno da internacionalização a partir de uma visão de política pública, estratégica, participativa e vinculada às identidades locais e regionais. Por sua vez, são abordadas questões particulares onde a internacionalização tem tido especial relevância: inclusão social, atratividade territorial e sustentabilidade.
Até o momento, AL-LAs tem contribuído para a compreensão do fenômeno da internacionalização dos governos locais na Europa e América Latina com 10 volumes da Coleção que abrangem os seguintes temas:
i) Marco legal e institucional para a Ação Internacional das Cidades;
ii) Internacionalização do governo local. Uma política pública em construção,
iii) Estratégias Participativas para Internacionalizar o Território. Visões da América Latina e Europa,
iv) Ação internacional por uma cidade sustentável. Tendências, Atores e Boas Práticas,
v) Ação Internacional por uma Cidade Atrativa,
vi) Ação Internacional por uma Cidade Inclusiva;
vii) Governos locais na agenda internacional: atores ou espectadores?;
viii) Rumo a uma ação internacional sustentável nas cidades;
ix) Alianças locais para desafios globais e
x) A ação internacional dos governos locais em tempos de crise.Uma perspectiva euro-latino-americana.
AL-LAs disponibiliza a Síntese Executiva dos Cadernos para a Internacionalização das Cidades em português, francês e inglês:
Consulte e baixe os resumos executivos dos Cadernos AL-LAs:
Ação internacional e políticas públicas
Categorías:Uncategorized